quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Uma conversa 30 anos atrasada

Olá amigos!!
Gostaria de oferecer algumas ponderações sobre o vídeo do Pastor Pascoal Piragine.

Esse pronunciamento é interessante, pena estar, no mínimo, 30 anos atrasado. Algumas razões:

1- Na luta contra o aborto, tenho participado dela desde 1982 e nunca vi, sequer ouvi ou li algum livro, pronunciamento de crente algum sobre o tema, exceto um de Cáio Fábio. Estive no Fórum Social Mundial em 2003 em Porto Alegre e participei justamente de um grupo de discussão sobre o tema e, acreditem se quiser, havia eu e mais um cristão evangélico na sala no meio de mais de 30 pessoas. Onde estava o Pascoal ou alguém de grupo que ele diz pertencer?

2 - No mesmo fórum, em outro momento, havia uma discussão sobre igreja e política. Estavam lá pastores cubanos, padres brasileiros e perguntaram se não havia nenhum pastor ou líder evangélico para compor a mesa e conversar sobre o tema, havia mais de 100 pessoas, só eu de "crente" estava lá. Me identifiquei e fui parar na mesa.

3 - Dizer que os homosexuais começaram a fazer o que fazem semana passada é o fim-da-picada, eles tem se articulado há muito tempo e agora tomaram força. Onde estávamos nós que lutamos pela santidade? Discutindo se poderíamos ter ou não bateria na igreja. Fala sério!!

4 - Ainda no sul, fui visitar um grupo de pastores em reunião por lá, e começaram a me chamar pejorativamente de Ativista Político. Agora, porque o presidente da convenção disso ou daquilo, aparece falando que devemos mudar de postura? Todo mundo acha lindo e corajoso? Que coisa!!

5 - Antes que alguém fale, conheço o Pascoal, fiz um curso com ele. Estudei com o irmão dele. Ele é sério e comprometido!! Mas, vir me dizer que eu tenho que prestar muita atenção em quem vou votar pra não votar na iniqüidade. Amigos, voto desde 1986 e, realmente queria saber se o que ele disse, quis dizer que não prestei atenção antes. É ruim, hein? Nunca tercerizei a minha cidadania, talvez alguns o tenham feito.

6 - Será que entendi errado? Estamos em um nível de iniqüidade aceitável e, se esse ou aquele grupo vencer, o nível será elevado a um ponto intolerável? Por enquanto Deus aceita, acima disso a gente vai se lascar? Como é que ele mede isso?

7 - Como disse é uma conversa boa mas, está, em minha opinião, 30 anos atrasada. Não lutamos contra carne e sangue ou contra esse ou aquele partido político, mas sim, contra principados e potestades nas regiões celestes,que juntamente com nossa natureza pecaminosa torna a vida nesse mundo muito complicada e essa briga, já vem desde os tempos imemoriais, não se dará agora nas próximas eleições.

Escrevi demais. Tenho mais o que dizer mas, calarei por hora.

Libério
pastor de uma Comunidade com 20 pessoas.
presidente de nada
pai de família

9 comentários:

Anônimo disse...

Libério, parabéns pela sua iniciativa e seu trabalho "pioneiro", mas gostaria de dizer que oramos para que Deus levante mais pessoas comprometidas com o Evangelho Integral, e quando Ele responde é assim que agimos?
Glória a Deus pela vida do pastor Pascal e o restante do "seu grupo"!
Se ele está 30 anos atrasado o que dizer do Primeiro Congresso de Lausanne?

Reynaldo disse...

Como diria Robinson Cavalcanti, "a igreja tem a resposta certa, com 100 anos de atraso".

Samuel disse...

Libério, acho bacana o que você disse e pelo pouco que te conheço sei que tem moral pra dizer isso. Mas, cedo ou tarde, de alguma maneira esse "pensamento politizado" partindo por parte de um lider denominacional não é útil? Como diria o ditado, antes tarde do que mais tarde...

Deus abençoe seu ministério e parabéns pela atuação no Passion.

Juliana disse...

Libério Libério.... O mundo se come enquanto a igreja se come. Ou seja, cada um morre no seu canto. Cadê a Igreja influenciando a socidade? Exatamente... Eu tenho só 26 anos. Quero dedicar minha vida, e espero que seja longa... Em prol disso. Pq a geração passada ficou preocupada com cabelo comprido, palmas, escatologia e a porra da bateria. É... Espero que eu ainda tenha um pouco de espaço na sociedade pra pensar diferente... E se eu não tiver, vou criar.

Sei lá, achei massa teu post. O pr. fala umas verdades mas temos que pensar tb que a super maioria dos crentes nunca se implicou com política e isso só deixou que outros grupos tomassem força. Era o mais lógico a acontecer. Blessings!

Carlos Fernandes disse...

Mano!!! Concordo contigo em gênero, numero e grau.
Também houve a Eco 1992 e quem esteve se comprometendo com a carta da terra, com a ecologia e agora surge esse pedantismo, com cara de novo, mas é a mesma porcaria de sempre, lembra das eleições de 90 e 94. Quando falavam que o PT ia comer as criancinhas, vamos crescer gente, vamos parar com essas bizarrices. Elaborem documentos sérios e chamem os candidatos a se comprometerem com causas que valorizem a vida e preservem a natureza. Vamos usar a massa cefálica e produzir trabalhos sérios, microfone e discurso tá todo mundo cansado.

Renan Yuji Asano - 浅野 勇二 ルナン disse...

Sinceramente, não sou dos mais culto nem com muita experiência no assunto. Concordo que há muitos longos anos estamos diante destes desafios que temos ignorado e por isso a situação tá cada vez mais caótica. Isso é puramente reflexo da nossa falta de fé, vontade, unidade, e amor por Deus. Vejo que realmente impossível vencermos tudo isso analisando a igreja brasileira e o seu histórico (eu observando os cristãos a minha volta). Por isso mesmo precisamos de um grande milagre, e nisso eu creio - não fomos nós que O escolhemos, mas Ele nos escolheu. O importante é crermos Nele e O amarmos acima de tudo, e deixar Ele nos mostrar como Ele quer agir, e como Ele quer nos usar. Deus me deu uma nova esperança - (não por causa de uma conferência ou culto) mas na quietude, sozinho em meu quarto

Anônimo disse...

Que pena que ao invés de orar para que mais e mais pessoas vejam e pensem a respeito do alerta que o Pr.Paschoal está fazendo com relação aos representantes que nós os cristãos, iremos colocar no Senado e na Presidencia de nosso país, percam tempo criticando de porque só agora!... O inimigo não operou só no passado, ele continua a rondar o povo de Deus, por isso é importante que os líderes religiosos alertem o povo povo de Deus em todos os tempos. Penso que não importa se o Pr. Pachoal não fez nada disso antes e nem participou dessa ou daquela reunião. Não estamos fazendo concurso de quem já falou desse assunto primeiro, mas o que realmente importa é que ele está falando, e nós ao invés de criticar de porque só agora, deveríamos fazer o mesmo!

Leci.

Anônimo disse...

Nós cristãos somos muito desunidos... mais criticamos do que nos damos as mãos... e esse comentário é só uma pequena demonstração disso...

Reynaldo disse...

Considerando que o mandato legislativo pertence ao candidato ao invés do partido, não acredito que o partido prefira perder uma cadeira no congresso por causa de um ponto discordante. O TSE se manifestou dizendo que o mandato será do partido no caso do candidato pedir cancelamento de filiação ou transferência, mas nada disse quanto ao caso do partido expulsar (http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u90701.shtml).
Dessa forma, se o candidato é fiel aos seus princípios, ainda que o partido se arrisque a expulsá-lo da agremiação, no exercício do mandato, ele continuará no seu mandato e se filiará em outro partido. Exemplo disso foi o deputado Luis Bassuma (http://www.revistabahiaemfoco.com.br/blog/?p=1198).
Assim, deve-se levar em conta mais o candidato do que o partido, pois os partidos são heterogêneos, não são monolíticos. Ainda que se possua um clásula fechada, no jogo político mais compensa ter uma cadeira a mais no congresso do que romper com alguém por causa de uma idéia dissonante.